O que você faria se estivesse num colégio interno? Longe da família e dos amigos? E se nesse mesmo colégio existisse um professor soberano, que ditasse as regras e exigisse a máxima obediência por parte dos alunos? E se juntando-se a isso seus desejos mais íntimos de adolescente viessem à tona?
Difícil responder a tantas perguntas? Enquanto ler o livro Ateneu descubra as muitas situações vividas pelo personagem Sérgio e perceba o quanto se pode amadurecer com as experiências do dia a dia.
Difícil responder a tantas perguntas? Enquanto ler o livro Ateneu descubra as muitas situações vividas pelo personagem Sérgio e perceba o quanto se pode amadurecer com as experiências do dia a dia.
estou muito ancioso par ler est livro, muito bom o post prof linda do meu coração.
ResponderExcluirAeeeew ! Aff, feerias toda leendo o livroo ! --'
ResponderExcluirBy :Caarlos Saalles & Jooelsoon Brito!
UAHSAHSUASUAHHAHSUA
Brink's !
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirHAHA ' mas ler um livro nas férias não é o fim do mundo Carlos. E principalmente se o livro for bom !!' Tomara que O Ateneu seeja um óotimo livro. HEHE '
ResponderExcluirBy: Karla Castro
Ja li o primeiro Capítulo , *-* Fala sobre o encanto do menino de apenas 11 anos ao conhecer o tão ressaltado colegio Ateneu e seu diretor Aristarco uma figura rude porem muito respeitado diante a todos , ja criando um mundo de ilusões em seus pensamentos a entrada na nova escola .
ResponderExcluirBy : Alice Gabriela
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirPrimeiro Capitulo, O menino de 11 Anos que al conhecer a escola que se chama Ateneu se encanta, e o seu diretor Aristarco que impõe muitas regras, cria um mundo de fantasias com o pensamento de entrada na nova escola.
ResponderExcluire com os seus 18 anos se matricula na faculdade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPooiis ée Gentee... Primeiroo Capituloo do Livro Ateneu muitoo Interessante de um meninoo de apenas 11 anos Chamadoo Sergio .. qe foi estudar no Colegio interno longe de sua Familia longe de todos qe ele conheçe ... Que tinhaa um direto muitoo Rigido e engigente que pois regras em tudo .. Ee muitoo enteressantee a parte do Primeiroo Capituloo pra que uma familia enterna uma Criança de apenas 11 anos .. Nãoo achou certo nenhuma familia fazer isso com seus Filhos . . Pois e esse foi o Primeiro Capitulo ansiosa pra termina o Segundo capitulo pra contar á VocÊ :)
ResponderExcluirPor: Rafaela Rodriguês ;;;
No primeiro capitulo mostra uma parte da vida de um garoto de 11 anos, que é mandado para uma escola chamada "Ateneu" com professores muito rigidos. No inicio do capitulo o garoto da algumas caracteristicas de seus companheiros.
ResponderExcluirBoom gente o primeiro Capitulo do livro o Ateneu é muiitoo interessando que conta de um menino chamado Sergio de 11 anos,quee suua famiilia colocou em um colégio interno longe de tds os seeus parentes que por fiim era o ATENEU, um beeeloo colégiio, que tinha alguns professores Rigidos, ee apartir dali que eu foooi conhecendoo o mundo Rigido, e n se sentiiu mais como uma criança, antes de sair de casa deeu a adeus a tds as suas coisas de crianças/ e sobre o que a rafaela coloquou aii eu até concordo com ela sobre n achar certoo que a familia coloque seus filhos nessas escolas, pq se eles tiveram as crianças eles que tem que criar para que a ela cresça coom muiito amor e carinhoo pois n existe nada melhor do que um amor de mããe, mais por outro ladoo eu axoo certoo pq assim, as vezes a mããe coloca
ResponderExcluiro fiilhoo, pq n teem condiçoes de criar ele , oou até msm por n ter muuiito teempo de o olhar entãão axa melhor deixar la , pq vaai axar que la ele irá cresçer coom mais amor , e na maioria das vezes a criança cresce um pouco rebelde, mais na minha opiniãão , queem deve criar seeus filhos ééé realmentee a mããe haha' booom esse fooi o primeiro capitulo :)
Por : Gabriella Carvalho
' Segundo Capítulo *.*
ResponderExcluirComeçam as aulas de Sergio no Ateneu , no dia 15 de fevereiro . Já a chegada na escola no horario certo encontra o diretor Aristarco em sua sala em uma cadeira de rodas que a todo momento inquieto ao folear um livro se mantem rodando . Acompanhado de seu pai por alguns instantes o menino observa a recepção aos alunos que chegam na escola feita pelo diretor cada um de uma forma . Se sentiu acolhido de uma forma diferente que lhe deixou ainda mais apreenssivo ! Andou pelos corredores olhando cada compartimento novamente ficando deslumbrado com quadros ali pregados na parede a maioria com a ilustre figura imposta por o mentor da escola . Guiado pelo professor Mânlio o menino Sergio foi levado a sala de aula no qual se foi recomendado alguns colegas a se amigar entre eles o tão ressaltado Rabelo , na qual o menino destacou inúmeras caracteristicas boas , analisou a cada um de seus colegas de classe ditando defeitos e qualidades . Rabelo muito simpático com Sergio após o terminio da aula o mostrou toda a escola e apresentou - lhe de forma afastada a todos que se encontravam ali na escola . Já em seu primeiro dia o menino encontrou dificuldades , principalmente ao receber provacações do temido Barbalho no qual ja naquele momento e um pouco adiante entrou em atritos . Por fim depois de um dia cheio retirou-se para a acolhida onde ficou a sós com seus pensamentos até as cinco horas da manhã quando finalmente o sinal tocou para o despertar tirando-lhe toda a angustia que o tomara . . .
Segundo Capítulo*
ResponderExcluirNo dia 15 de Fevereiro estava la Sergio na hora marcada no colégio, o seu diretor na sua sala sentado na sua cadeira rotativa. Depois o diretor saiu mostrando o colégio para o aluno e seu pai e mostrou também os quadros que exibiam regras morais e conselhos de amor á verdade. Sergio nao se sentiu muito bem na chegada do colégio, ele se sentiu muito só. Mais assim que ele chegou na sala de aula, ele deu inumeras caractéristicas de seus colegas. Rebelo foi o seu colega que mais se aproximou dele, chamou para conhecer mais o colegio. Barbalho parece nao ter gostado muito de Sergio, tanto que eles dois tiveram um mal intendido, que chegaram a rolar no chão. Por fim ele ficou acordado ate cinco horas da manhã com seus pensamentos, ai foi quando a sineta tocou, ai foi quando o despertou e tirou toda a sua angustia.
Por: Raylton Vasconcelos
Se eu estivesse ne um colégio interno, sentiria muita falta da minha família, e faria de um tudo para no proximo ano nao ficar no mesmo colégio.
ResponderExcluirFaria minha família ir me visitar a cada bimestre ou chamava sempre a atenção dos professores para chamar meus pais para poder ver ele.
Faria com que ele se demitisse do colégio.
Ai chegaria a hora que nao suportaria mais ficar no colégio pediria ao meu pai que me tirasse de lá imediatamnte.
- Boom o segundo capitulo!
ResponderExcluirDiia 15 de fevereiro começa as aulas de Sergio no Colegio Ateneu,que logoo encontra o diretor da escola Aristarco em suua sala em uma cadeira de roda, lendo um livro, acompanhado de seus pais Segio fika a observar a tudo e a todos com muiita atençãão, o diretor parecia até ta gostando do menino dizia-lhe que era diferente de alguns que estudava la , depois disso seus pais vãão emboora e o menino tentou seer muiito forte e nãão chorar,o diretor apresenta o seeu professor Rebelo, e quando começou a aula Segio olhava a todos os alunos e via que era um mais diferente do que o outro, alguns estupidos e até q existia aqueles que pareciam ser gente booa, prestou atenção em todas as caracteristicas de cada um, e ao termino da aula o professor leva ele para conhecer todo o colégio e enquanto isso ia falando de casa um dos alunos que iriam passando por eles ,existiaa uns feeios ,bonitos,dedicados, e aqueles beem terrivel msm , seeempre tiinha aquele grupinho que n queriia saber de nada e ele só pedia para o menino se mostrar forte,conheçeeu um menino que se mostrava diferente dos outros q era timido e só vivia na dele sempre de juelho ,apos teve dificuldade no primeiro dia de aula com um dos alunos o Barbalho que cometeu provocações sobre sua pessoa , depois de uum diia desse orrorizado fooi descançar e durante toda a noite teve pesadelos ,as imagens daquele dia atribulado oo perseguia, e até que fim a sineta tocou 5 hrs da manhãn e o despertou daquele pesadelo ....
Segundoo Capituloo .....
ResponderExcluirSERGIO NA SUA ESCOLA INTERNA Ateneu começou a aula de Segio olhava a todos os alunos e via que era um mais diferente do que o outro, alguns estupidos e até q existia aqueles que pareciam ser gente booa ... Ao termina a Aula o Professor levar pra conheçe o colegio e ao passar dos alunos qe encontrava peloo colegio e dizendoo qe era mas terrivel mas queto mas inteligentee e assim passava oos alunos E COM seu PROFESSOR REBELO . . Apos DE CONHECE A ESCOLA Sergio teve dificuldade no primeiro dia de aula com um dos alunos o Barbalho que cometeu provocações sobre sua pessoa ... Depois de um dia de aula e Provocão sergio pra seu quarto descansa . . Poiis ee esse foii oo segundoo Capitulo ansiosa pra termina o terceiro capitulo e conta pra vocÊ . . . e como meuu amigo Raylton disse aew qe faria de tudo para no proximo ano nao ficar no mesmo colégio.... eu também faria de tudooo pra encontra minhaa Familiaa e meu amigos longe daquele colegioo eterno ...
Por: Rafaela Rodriguês
Queridos alunos,
ResponderExcluirEstou adorando o comentário de vocês sobre o livro, mas gostaria de fazer uma observação: o que eu realmente pedi foi que vocês fizessem comentários e não resumos, por exemplo, comentem sobre a atitudes dos personagens, o que vcs fariam no lugar deles, se concorda ou discorda, se se identificam com algum personagem, não precisa ser grande, oK!! Espero que entendam...
Pof.ª Deise
Se eu fosse ele eu deixaria o passado pra trais,e continuaria adiante, por que é melhor viver o presente do que ficar relembrando das coisas sem sentido do passado marcado de boas e más ações...
ResponderExcluirAmeeeeei os três primeiros capítulos! Gostei do personagem Sérgio mas não gostei nem um pouco do ignorante e cruel diretor Aristarco. No segundo capítulo já começam as aulas de Sérgio e junto com elas as descobertas. No terceiro capítulo gostei muito da parte em que começam as aulas de nataçãao.
ResponderExcluir- Boom, voou continuar a ler o liivro e relaatar maiis a voocês ! =DD
Foi interesante os três primeiros Capítulos,Sérgio tinha muitas espectativas para conhecer o colégio novo.Não gostei do diretor Aristarco,por seu geito falso e intereseiro.No 3° capítulo depois do incidente da picina em que Sérgio foi salvo por Sanches serviu para que ele tivesse melhor aprendizado nas notas
ResponderExcluirPor:Emanuel Vieira
Bom !! estou gostando muito do livro Ateneu ja li os Três primeiros capítulos, o livro contar a historia de um menino chamado Sergio que com 11 anos entrou numa escola chamado Ateneu,o livro Relatar acontecimentos que acontecem na escola , e eu vou concorda com a Karla e o Emanuel que sinceramente eu também não gostei do diretor Aristarco, um dos primeiros alunos que Sergio se enturmou foi Rebelo, mas acabou o trocando por Sanches que sinceramente eu o achei bem estranho.Sanches o ajudou bastante em algumas matérias,mas depois foi ficando bem esquisitinho.
ResponderExcluirÉ meesmo Marta ! esse taal de Sanches ruum, táa ficandoo beem esquisiitinho mesmoo. HAHA '
ResponderExcluir=D
Os três primeiros capítulos do livro falam sobre Sérgio, um garoto que aos 11 anos foi estudar em um colégio chamado Ateneu, lá ele se depara com um sistema muito rígido, e acaba tendo novas descobertas. Se eu estivesse lá iria fazer como ele, observar muito as pessoas. E também gostei no 3º capítulos quando começam as aulas de natação.
ResponderExcluirBy: Thaís Aline ;D
nao gent muito massaaaa,ate q eu to gostando de ler o livro , esse sergio tah bom é de sair do armario tadim sofre bastante !! o bixim vai pra um colegio interno chamodo ateneu ,é!
ResponderExcluireu gostei dos tres primeiro capitulo do livro Ateneu ele fala de um garoto que se chama Sérgio ele so tem 11 ano que foi estudar no colegio inteno muito longi da sua familia e de todo que ele gosta. la na escolar que ele estudar la e muito ingigente mais eu nao gostei foi do diretor ele e muito falso
ResponderExcluireu gostei muito dos tres capitulos que li fala de um garoto chamado sergio que vai estudar em uma escola interna o ateneu , onde tem varios personagens interesantes como o diretor aristarco uma pessoa cruel ,arrogante e intereseira e gosto tam bem quando sergio faz aulas de natação
ResponderExcluirOs três capítulos
ResponderExcluirEita mas esse livro é tudo de bom eu não espera isso. No começo eu achava que ele seria chato, mais foi ai que: eu vi que Sergio era um menino bem atencioso prestava atenção nas características das pessoas exemplo roupa, cabelos, bigodes e outros.
Sergio conhece um garoto que se chama de Rebelo, um menino dedicado e que sabia de tudo e de todos. Ele ajudou Sergio a se soltar mas e a conhecer novos amigos.
Márcia Guets
Terceiro Capitulo ...
ResponderExcluirBoom gente eu tou adorando esse livro, tds os personagens e talz muiito boom , nesse terceiro capitulo se fosse eu que tivesse em um colegio desse ja estava doidinha longe dos meus familiares mais iria tentar me acostumar e pedir a ajuda de algumas pessoas la , ia ser até dificil p eu me acostumar mais axo que com o tempo iria dar certoo , que é o que agnt vaai ver se realmente vai dar td certo na vida de Sergio ....
By: GabriellaCarvalho
o autor narra como um garoto de cerca de 11 anos passa pela experiência de estudar em um internato, que da nome ao livro; De inicio o jovem mescla a preocupação de abandonar o aconchego do lar, onde recebe todo cuidado maternal com a expectativa de poder saindo de casa definir sua individualidade, partiria como um guerreiro para travar e vencer a luta contra o ambiente do Ateneu. Sérgio, nome que recebe o garoto, já havia estado por duas ocasiões no Ateneu e trazia ótimas recordações do que presenciara ali, eram as festividades da cidade quando pessoas tão nobres como o Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, que enchia o Império com o seu renome de pedagogo, o Ministro do império bem como a cidade em peso; Nessas ocasiões havia desfiles dos alunos impecavelmente vestidos. Uma outra vez foi por ocasião da festa da ginstica As galas do momento faziam sorrir a paisagem. O arvoredo do imenso jardim, entretecido a cores por mil bandeiras, brilhava ao sol vivo com o esplendor de estranha alegria; os vistosos panos, em meio da ramagem, fingiam flores colossais, numa caricatura extravagante de primavera; os galhos frutificavam em lanternas venezianas, pomos de papel enormes, de uma uberdade carnavalesca. Eu ia carregado, no impulso da multidão. Meu pai prendia-me solidamente o pulso, que me não extraviasse., essa descrição mostra o quanto o garoto se iludia com a idéia de que o Ateneu era um lugar ideal para se viver, note como o autor descreve o fascínio do garoto pelo Ateneu “É fácil conceber a atração que me chamava para aquele mundo tão altamente interessante, no conceito das minhas impressões. Avaliem o prazer que tive, quando me disse meu pai que eu ia ser apresentado ao diretor do Ateneu e à matrícula. O movimento não era mais a vaidade, antes o legítimo instinto da responsabilidade altiva, era uma conseqüência apaixonada da sedução do espetáculo.. .
ResponderExcluiryannka vitória N=27 e yanka aparecida N=25
professora ameiiii o livroo,profe a yanka aparecida tah fzndo com o meu imail pq ela n tah conseguindo entrar :)
ResponderExcluirGostei Dos 5 Primeiros Primeiros Cap.; Retrata Muito Bem a Ideía do autor sobre as escolas daquela epoca.
ResponderExcluirSem falar que ele consegui pessar com bastante enfase, a diferença de uma escola Particular, pras escolas de internato tou gostando muito do livro.
=)
U Sanches é Gayzão Hó....
ResponderExcluirHuum Boyola... k.k.k.k.k
u Pobre do Sergioh ta Sendo Comrrompido...
ResponderExcluirVai Virar Gayzão...
Tragico...
Huum...
ResponderExcluirgostei muito do livro...
o autor fala di um garoto de 11 anos, que vai estudar em uma escola interna.
lá ele faz novas amizades, i começa a sentir duvidas da sua maculinidade.
COncordo cum u Daniel, u Sanches é gay d+...
Paraeçe cum u Car... Brinks'
eu adorei esse livro,só naum faria como o agroto di 11 anos que foi para o colégio interno
ResponderExcluirnaum iria mesmo hehe
O segundo capitulo
ResponderExcluirFala sobre a sobria relação com os colegas de classe onde existem os feios,bonitos,dedicados e aqueles beem terriveis mesmo.Mais ele percebeu que havia alguém que tinha tudo pra ser amigo dele,um garoto era timido e sofria, e foi atacado por um de seus colegas de classe: o famosíssimo Barbalho, que cometeu umas provocações sobre sua pessoa...
Ja se eu fosse fazer um livro também escreveria sobre todas as barbaridades que ja me falaram sobre todas as pessoas em questão. Existem pessoas que não se enxergam pelo simples fato de quererem ser as ou os tais e eu não tenho nada contra elas, mas elas deviam parar de intimidar o seu proximo com bobagens e deveriam ser mais ligadas a elas mesmos. Então, meu recado pra você que ler isto e se do caso fizer isso que parem porque isso esta associado ao bulling e da cadeia...
esse livro é muito massa ele retrata muito bem a vida de sergio dentro da escola
ResponderExcluirMuiitoo boom oo livroo to gostandoo de ler elee muitoo interessantee oo Três Capituloo muitooo legall gosteii dos Personagem Menos do direto qe ele e muitoo rigidoo .. Mas ee massa agoraa esse quintoo capituloo dee Sergioo qerendoo vira Gay taa mas interessante aindaa kakakaka --
ResponderExcluirmeu o cara ir pro colegio interno em q um professor se acha o tal e maior besteira eu ja no gosto de colegio interno imagina um colegio interno em q um professor quer mandar num presta meu i ainda tem um meninozinho q e meio gay esse tal de Rabelo meu isso e paia kkkk
ResponderExcluirby:lucas andré
o rapá robelo não sergio eu confundi mais que esse robelo tem um geitinho ele deve ter kkk
ResponderExcluirachei legal os Capitulos 4°,5° e 6°,gostei o que Aristarco fez, em perdoar Sérgio pela sua nota ruim depois que o nome dele já tinha aparecido como Louvor , no 5° só não gostei que todos abrian o seu livro só Sergio não Abria na missa aos domingos e no 6° eles tinham uma instituição que se chamava Gremio, foi interesante a atitude de ser gremista
ResponderExcluirPor: Emanuel Vieira
Esse povo desse livro, tão td querendo mudar de time ' hahahaha (=
ResponderExcluirAlunos,
ResponderExcluirNão postem mais nenhum comentário nessa postagem, pois já está cheia.Coloquem os comentários na postagem "Como é difícil fazer parte do grupo" a última que eu criei. oK!
Booom nesse Quarto capitulo ,mostra que Sergiiu ja estar se adapitando mais ao colégio, mais q as vezes é um pouco dificil pq ah algumas regras muiito Rigidas suuas notas estão cada vez caindo mais , mais ele tenta n dexistir as vezez bate aquela angustiia mais ele tenta se apeguar somente á Santa e é diia e noite fazendo suuas Rezas , ele teem que se acustumar pq n teem saida nenhuma , E o negociiu la ta apertando pq teem muiitas pessoas más e estudar em um colégiio que o Diretoor só que ser oo tal éé muiito chatooo :S...
ResponderExcluirNoo quintoo capitulo , Sergiuu estar cada veez mais só no Ateneu , diiiz que neem saindo n estar mais apenas no domingo e teem qua e voltar na seguda0feira antes das 9, diiz tambéém que um belo diia apareceeu um bandido la , que matoou uma pessoa laa, e quando fooram olhar o "bandido" era um jardineiro do coléégiio , E cada diia que passa a saudade deve apertar mais da familia :( se fosse que sozinhoo ali naqueele coléégiooo seei nãão ja diviia ta doidinha, mais o pior é que eele realmente n teem nenhuma saiida ....
ResponderExcluirsergio Se sentiu acolhido de uma forma diferente que lhe deixou ainda mais apreenssivo ! Andou pelos corredores olhando cada compartimento novamente ficando deslumbrado com quadros ali pregados na parede a maioria com a ilustre figura imposta por o mentor da escola . Guiado pelo professor Mânlio o menino Sergio foi levado a sala de aula no qual se foi recomendado alguns colegas a se amigar entre eles o tão ressaltado Rabelo , na qual o menino destacou inúmeras caracteristicas boas , analisou a cada um de seus colegas de classe ditando defeitos e qualidades . Rabelo muito simpático com Sergio após o terminio da aula o mostrou toda a escola e apresentou - lhe de forma afastada a todos que se encontravam ali na escola . Já em seu primeiro dia o menino encontrou dificuldades , principalmente ao receber provacações do temido Barbalho no qual ja naquele momento e um pouco adiante entrou em atritos . Por fim depois de um dia cheio retirou-se para a acolhida onde ficou a sós com seus pensamentos até as cinco horas da manhã quando finalmente o sinal tocou para o despertar tirando-lhe toda a angustia que o tomara . . .
ResponderExcluiraqui e o marcos e porq haquearão meu orkut
“Aí vêm! disse-me meu pai; vão
ResponderExcluirdesfilar por diante da princesa.” A princesa imperial, Regente nessa época, achavase
à direita em gracioso palanque de sarrafos.
e o marcos de novo pro...
achei muito interesante:— Ali está um de joelhos...
ResponderExcluir— De joelhos... Não há perguntar; é o Franco. Uma alma penada. Hoje é o
primeiro dia, ali está de joelhos o Franco. Assim atravessa as semanas, os meses,
assim o conheço, nesta casa, desde que entrei. De joelhos como um penitente
expiando a culpa de uma raça. O diretor chama-lhe cão, diz que tem calos na cara.
Se não tivesse calos no joelho, não haveria canto do Ateneu que ele não marcasse
com o sangue de uma penitência. O pai é de Mato Grosso; mandou-o para aqui com
uma carta em que o recomendava como incorrigível, pedindo severidade.
e o marcos...
Marcos eu não pedi cópia dos trechos do livro, pedi que vc fizesse comentários, ok!!!!!!!!!!
ResponderExcluirGente não postem mais nada aqui, leiam o blog e vcs verão onde é pra colocar os comentários.
Prof.ª Deise
no meu ultimo comentario so queria falar que eu não gostei do final por que o amigo do sergio morre e a escola é insendiada.
ResponderExcluir