quarta-feira, 6 de julho de 2011

Melhor está na companhia da leitura, do que mal acompanhado!!!



Queridos alunos,

Estou adorando os comentários de vocês a respeito do livro  O Ateneu, sei que vcs estão em boa companhia e além de estarem "viajando" nessa história, estão enriquecendo o intelecto, e isso é MUITO, MUITO BOM!!! Tenho certeza que muitas surpresas ainda aguardam por vocês. Gostaria de aproveitar esta postagem para mencionar uma das frases mais interessantes do livro. Ela está no 1º cap. e foi dita pelo pai de Sergio, "Vais encontrar o mundo, disse meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta."

O que será que ele quis dizer com tais palavras? Estaria ele preparando o filho para alguma coisa? O quê? Seria uma forma de o filho amadurecer? Mas ele era tão novo! Que mundo era esse que o filho não conhecia?

Comentem um pouco sobre essa frase. Qual impressão ela nos causa?
Até logo!!!
E continuem na Companhia da Leitura!!!

16 comentários:

  1. Ja pelos dois primeiros Capítulos lidos o pai de Sergio queria sim preparar ele para problemas que poderiam vir , justo pelo fato de ser muito novo ele teria que enfrentar os obstaculos sozinho sem o auxílio da familia que ali não estaria presente. Uma Experiência na qual mudará todo o pensamento de um jovem que ali entrara puro e desvalido de todo um mundo ' adulto ' .
    :)

    ResponderExcluir
  2. Queridos alunos,
    ESTOU ADORANDO O COMENTÁRIO DE VCS, MAS GOSTARIA DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO:
    O que eu realmente pedi foi que vocês fizessem comentários e não resumos, por exemplo, comentem sobre a atitudes dos personagens, o que vcs fariam no lugar deles, se concorda ou discorda, se se identificam com algum personagem, não precisa ser grande, oK!! Espero que entendam...

    Pof.ª Deise

    ResponderExcluir
  3. No segundo capitulo do livro "Ateneu": Eu Achei a atitude de Sergio muito precipitada em dizer que seu professor Sanches que havia acabado de conhecer era supinamente antipatíco pois ele deveria conhecer o seu professor antes de fazer o julgamento.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o pai de Sérgio estava tentando o alertar para a nova vida que ele iria levar e os problemas e dificuldades que ele iria enfrentar. E eu também acho que Sérgio ao entrar no Ateneu começa a perceber o que seu pai queria dizer.

    =D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nesta frase o pai dele quis dizer que ao entrar no Ateneu ele iria descobrir como a vida realmente é, pois lá ele enfrentaria vários tipos de mudanças ocorridas ao longo do tempo. E também ele iria enfrentar vários tipos de problemas e descobertas de adolecentes.

    By: Thaís Aline

    ResponderExcluir
  7. No Terceiro capitulo na hora do primeiro banho eu discordo da fiscalicao, eles deveriam ter mais cuidado com as pessoas do banho assim as turmas nao ficariam confusos

    ResponderExcluir
  8. No quarto capitulo do livro, sou a favor da atitude de Aristarco ao ser clemente e perdoar a terrivel nota de Sergio mesmo sendo a primeira vez isso pode ensinar ao Sergio a melhorar as suas notas.

    ResponderExcluir
  9. No quinto capitulo nao achei a ideia de Sergio muito boa quando eles iam para missa aos domingos pois todos abriam o seus livros menos ele, se ele deixasse seu livro aberto tambem ele prestaria ainda mais atencao nas missas.

    ResponderExcluir
  10. No sexto capitulo foi muito interessante a dedicacao de Sergio no Gremio sendo para ele uma das maiores ultilidades do gremio a biblioteca, podendo almpliar o seu conhecimento

    ResponderExcluir
  11. Algumas atitudes eram bem exageradas no setimo capitulo ao darem um apelido de "Mestre Cook" ao cozinheiro Romulo por ele conter alguma caracteristicas que lembra a colinaria, mas contudo Romulo nao se pode deixar irritar por um apelido pois o fundo ele sabe o que realmene ele é.

    ResponderExcluir
  12. No oitavo capitulo com o acontecimento de uma briga, a atitude de Sergio e de Aristarco nao foi das melhores pois antes mesmo de se explicarem porque a briga já queriam partir para violencia, na minha opinião eles tinham que conversar primeiro com calma.

    ResponderExcluir
  13. ele fala de um garoto que se chama Sérgio ele so tem 11 ano que foi estudar no colegio inteno muito longi da sua familia e de todo que ele gosta. o segundo capitulo fala sobre a sobria relação com os colegas de classe onde existem os feios,bonitos,dedicados e aqueles beem terriveis mesmo.Mais ele percebeu que havia alguém que tinha tudo pra ser amigo dele,um garoto era timido e sofria, e foi atacado por um de seus colegas de classe: o famosíssimo Barbalho, que cometeu umas provocações sobre sua pessoa...
    -Quarto capitulo ,mostra que Sergiiu ja estar se adapitando mais ao colégio, mais q as vezes é um pouco dificil pq ah algumas regras muiito Rigidas suuas notas estão cada vez caindo mais , mais ele tenta n dexistir as vezez bate aquela angustiia mais ele tenta se apeguar somente á Santa e é diia e noite fazendo suuas Rezas ,
    quintoo capitulo , Sergiuu estar cada veez mais só no Ateneu , diiiz que neem saindo n estar mais apenas no domingo e teem qua e voltar na seguda0feira antes das 9, E cada diia que passa a saudade deve apertar mais da familia...

    ResponderExcluir
  14. No decimo capitulo quando lançavam pela escada um terrivel professor, e lançaram um companheiro mais proximo para Sergio eu discordo da atitude dele por nem conhecer o companheiro já falava algumas caracteristicas ruim do tal companheiro se ele conhecer o companheiro melhor era capaz de conhecer as suas melhores qualidades e se darem muito bem.

    ResponderExcluir
  15. No 11° capitulo deveriam ter mais cuidado com Franco ao estar doente, pois a causa de sua morte foi alguns de seus pertences, deveriam fazer a fiscalização dos objetos que ele usava.

    ResponderExcluir
  16. E por fim no 12° capitulo gostei da atitude de Aristarco que se desesperava no principio, refletiu que o desespero nao convinha à dignidade ficou calmo e recebeu as pesoas que o preocupava.

    ResponderExcluir